
Como é realizada?
Para uma boa consulta o médico fará um exame da pele do corpo inteiro (mapeamento corporal). A pele de um adulto pesa em média 12 kg e tem uma superfície de aproximadamente 2,0 metros quadrados.
Uma consulta sobre câncer de pele normalmente é feita por meio de um exame visual e perguntas sobre sua pele:
• Exame visual
Um médico examinará sua pele em busca de pintas, marcas de nascença ou outras áreas pigmentadas que podem ser anormais. Ele examinará todo o seu corpo, incluindo seu rosto, peito, braços, costas, pernas, couro cabeludo, entre os dedos e as solas dos pés.
• Perguntas
O médico pode perguntar se você tem notado alguma alteração em sua pele, como novos crescimentos ou alterações em pintas ou sardas existentes. Ele também pode perguntar há quanto tempo você tem uma pinta ou outras alterações na pele.
• Dermatoscopia
Com o consentimento do paciente, este deve ficar com o mínimo de roupa, vestindo um avental. O exame deve ser realizado de forma padronizada, da cabeça aos pés com auxílio de um aparelho chamado dermatoscópio digital é uma lupa de aumento que permite visualizar lesões de pele em grande detalhe, permitindo identificar lesões malignas ainda em estágios iniciais; aumenta a imagem das lesões em 20 a 60 vezes. O exame SEM o uso do aparelho pode ter um acerto médio de 60 -70% e COM o uso do aparelho esse índice de acerto chega a 85 -90%; dependendo da experiência do médico, existem novos aparelhos com o recurso do uso de inteligência artificial, porém ainda não são de uso rotineiro.

O exame dermatoscópico é um método de diagnóstico não invasivo que permite avaliar lesões de pele.
- É realizado no consultório do médico;
- Permite diagnosticar melanomas iniciais, que podem não ser visíveis no exame clínico;
- Também ajuda a diagnosticar outros tipos de câncer de pele, como o carcinoma basocelular;
- Pode ser utilizada também para avaliar lesões infecciosas da pele, como escabiose, úlceras de leishmaniose e lesões verrugosas.
- Biópsia
Se uma área de aparência suspeita for encontrada, o médico pode remover uma pequena amostra de tecido da pele para um exame anatomopatológico de laboratório. Este procedimento é chamado de biópsia e pode determinar se você tem câncer de pele e de que tipo é.
As biópsias da pele são geralmente feitas com anestésico local, que é injetado na região da lesão, com uma agulha fina. O paciente provavelmente sentirá apenas uma pequena picada e um pouco de ardor quando o medicamento é injetado, mas durante o procedimento não deve sentir nenhuma dor.
O tipo de biópsia a ser realizada depende da localização e características da lesão, como o tamanho e suspeita de melanoma.
O procedimento de biópsia de pele dura cerca de 15 minutos, desde a preparação da pele até a aplicação dos curativos. O resultado da biópsia pode demorar de 7 a 14 dias para ficar pronto, dependendo do laboratório e da complexidade do exame.
OBSERVAÇÃO: As explanações contidas neste artigo são de caráter meramente informativo e não devem ser utilizadas para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.