Diagnóstico

O diagnóstico precoce é realizado através da dermatoscopia, método não invasivo, que permite a avaliação de pintas, manchas e lesões da pele. O aparelho utilizado é o dermatoscópio digital que amplifica a imagem das lesões de 20 a 60 vezes, e aumenta a precisão do diagnóstico de lesões suspeitas de 60 a 70% (feito a olho nu, sem o aparelho) para 85 a 90%.

É fundamental que a consulta seja feita com o exame do corpo inteiro para se ter o mapeamento corporal. Sabe-se que a pele de um adulto pesa em média 12 kg e tem uma superfície de 2,0 metros quadrados.

As imagens do mapeamento corporal total e da dermatoscopia digital das pintas (ou sinais) são armazenadas para permitir, em exames posteriores ou complementares, a identificação de novas pintas ou mudanças no aspecto macroscópico das pintas já documentadas.

Biopsia

Biópsia de pele é um procedimento médico simples e rápido, feito com anestesia local, e consiste em coletar uma pequena amostra da pele e enviar para análise em laboratório. O objetivo da biopsia é investigar lesões da pele que possam indicar algum grau de comprometimento do tecido.

A importância dessa análise é que, com base no resultado, o médico vai planejar o tratamento mais adequado para o paciente.

Rolar para cima